Blue Background

Mostra do Doce Conventual

Lagoa
Cartaz da Mostra do Doce Conventual
Date : 20 / Jul / 2014

Mostra do Doce Conventual

Lagoa, PT

O Convento de S. José, os seus claustros e os espaços envolventes vão receber, no próximo dia 16 de julho, a já tradicional “Mostra do Doce Conventual”, evento que teve a sua origem no remoto ano de 2003. Sendo um evento popular envolvido num ambiente próprio e recatado, recria o “modus vivendi” no convento nos finais do séc. XIV.
Os produtos em exposição e venda são confecionados pelos próprios expositores locais, sendo que este ano contará com representações do Algarve, Alentejo e Zona Centro, com base no mel, nas compotas, nos licores, no medronho e na melosa.
Com abertura pelas 18 horas, estão reunidas as condições ideais para os cinco fins de tarde e noite, degustando a maravilhosa doçaria e ouvindo música de referência, na companhia do sempre amável pessoal que colabora nesta iniciativa. Quem, ao longo dos anos, visitou o Convento de S. José, pode apreciar as condições extraordinárias para a realização deste tipo de evento, que já ultrapassou a caraterística local, sendo conhecido além-fronteiras, acabando por fidelizar um público que anualmente agenda a visita à Mostra de Doce Conventual.
Na área da doçaria é de realçar, entre outros, a presença dos célebres doces “Dom Rodrigo” que a história diz terem sido produzidos, pela primeira vez, no Convento de S. José, em Lagoa, há algumas centenas de anos atrás. Deve ser notado que o conceito de doce conventual está intimamente relacionado com a difusão do açúcar nas cozinhas dos Mosteiros Portugueses. Segundo reza a tradição e a história, as receitas de doces da gastronomia regional Portuguesa, começaram a ser produzidas a partir dos finais do século XVI nas ordens religiosas de frades e freiras.
Algumas das receitas desse bolos “nasceram” em Lagoa. Fator importante da valorização da Mostra é a componente musical e essa está assegurada por um programa diversificado com animação circulante, ritmos dançantes e concertos.

Muito Demostra a Virgen // Strella do Dia - Proximitas
  1. Muito Demostra a Virgen // Strella do Dia - Proximitas
  2. Ith | A Madre do que Livrou // Strella do Dia - Proximitas
  3. Miri it is While Sumer Ilast // Strella do Dia - Proximitas